6 de outubro de 2016

Para você, o que é ser mulher? - 06/10/2016


OUTUBRO ROSA




Janaína de Oliveira Maia

9 anos, solteira, estudante

- Para você, o que é ser mulher?
Antigamente, era não poder escolher, não poder votar, mas agora ser mulher é ser como uma pessoa comum, né?
- Você acha que a mulher de hoje é diferente da de antigamente?
Claro. Como eu disse na primeira pergunta, a mulher não podia votar, escolher. A família é que escolhia o namorado para ela. Mas agora é bem diferente.
- O que há de melhor em ser mulher? E de pior?
Não sei. O melhor é quando eu vou fazer pipi e é só sentar no vaso, não precisa ficar em pé. Nada é pior, mas antigamente... é um pouquinho de cada. A gente pode usar camiseta pequetitinha no calor e os homens não podem, mas é a gente que dá a luz, que passa pelo sofrimento.
- Quais são os seus planos para o futuro?
Ser veterinária ou bióloga, igual à minha mãe.
Simone Chiesse

Simone Chiesse

20 anos, solteira, programadora de WEB

- Para você, o que é ser mulher?
É ser um ser especial.
- Você acha que a mulher de hoje é diferente da de antigamente?
Acho. A mulher de hoje está conseguindo se libertar mais, ela consegue lutar pelo que quer. Está mais combativa, mais produtiva e mais questionadora.
- O que há de melhor em ser mulher? E de pior?
De melhor é o fato de ser mais sensível. Ter uma sensibilidade maior. De pior é a menstruação.
- Quais são os seus planos para o futuro?
Quero me especializar mais na minha área ou, quem sabe, aprender coisas novas em outra área.
Adriana Rosa Valério

Adriana Rosa Valério

27 anos, solteira, agente de segurança

- Para você, o que é ser mulher?
A palavra mulher tem um significado muito forte. Conseguimos superar muitas coisas que os homens não conseguem. É um sexo muito forte, apesar de dizerem que é o sexo frágil.
- Você acha que a mulher de hoje é diferente da de antigamente?
Superdiferente. Hoje a mulher ocupa posições na sociedade, compete com o homem de igual para igual. Existem mulheres pedreiras, mecânicas, seguranças. Antigamente a mulher era Amélia, era só passar, lavar, cozinhar, ficar dentro de casa. A cada dia as mulheres surpreendem mais. São guerreiras.
- O que há de melhor em ser mulher? E de pior?
O melhor é quando a mulher é compreendida. O pior é quando é discriminada.
- Quais são os seus planos para o futuro?
Estou estudando, no primeiro ano do segundo grau. Quero fazer faculdade de Sociologia, para trabalhar no lado social, no lado humano, fazer projetos para pelo menos amenizar os problemas que estão aí: a fome, o desemprego, a educação. Ainda mais aqui na Mangueira, onde eu moro. Não tem ninguém para orientar as pessoas, falar do valor do trabalho. As pessoas se perdem por falta de orientação.
Ana Maria Ferraz Bastos

Ana Maria Ferraz Bastos

49 anos, separada, professora

- Para você, o que é ser mulher?
É ter que ser forte ao mesmo tempo que suave. Ter que acreditar. Ter que lutar. Ser companheira, cúmplice. E amorosa.
- Você acha que a mulher de hoje é diferente da de antigamente?
É. Antigamente ela era oprimida, sem vontade. Eu acho que elas não eram verdadeiras, porque o eu não podia aparecer. As mulheres não podiam ser elas mesmas, tinham que ser o que faziam delas, o que projetavam para elas.
- O que há de melhor em ser mulher? E de pior?
O melhor é ser mulher. Não há nada de pior.
- Quais são os seus planos para o futuro?
Não tenho. Eu vivo o presente, um dia após o outro. O que vier é lucro. Curto meus três filhos e meu neto, eles são o meu futuro, a minha vida.
Nilce Pereira Rangel del Rio

Nilce Pereira Rangel del Rio

60 anos, casada, professora

- Para você, o que é ser mulher?
Eu nunca pensei nisso. Eu acho que é ser um ser humano melhor, ser um pouco mãe, um pouco esposa, um pouco amiga. É tentar fazer as coisas da melhor forma possível. É ser gente. Como também o homem, que tem que ser um pouco marido, um pouco amigo. É ser um pouco de tudo.
- Você acha que a mulher de hoje é diferente da de antigamente?
Acho. Antes ela era mais submissa, até devido à estrutura da sociedade. Ela conseguiu se libertar de uma série de clichês. Ela hoje está mais livre, se liberou. E quando eu falo em liberação, é liberação intelectual. Porque quando você libera o intelecto está se libertando para tudo.
- O que há de melhor em ser mulher? E de pior?
Eu não vejo um lado melhor e um pior. Eu acho que a mulher é um ser humano como outro qualquer. Eu não vejo por esse prisma. Elas estão aí, dando uma lição para o mundo. A mulher é um ser mais determinado. Será que seríamos mais completas?
- Quais são os seus planos para o futuro?
Eu quero continuar pesquisando. Há 8 anos estou trabalhando num dicionário da cultura brasileira, espero terminar esse dicionário o mais rápido possível. Também pretendo fazer um pós-doutorado.

Sites consultados

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brasil, S/N, Esquina com a Est. do Engenho - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3467-9893

Tecnologia do Blogger.