Conheça esta História


HISTÓRIAS DAS COMUNIDADES

            Havia um pequeno povoado, onde fazendeiros cultivavam laranjas. Mais tarde no local foi implantada uma fabrica de poste. Tudo era muito primitivo com muitas dificuldades... A partir daí o crescimento já era percebido, os progressos estavam chegando!

            Tudo era distante, andava-se muito para tudo, padaria, mercado, condução...

As estradas eram sem asfalto, quando chovia a lama era para todo lado, dificultando a vida dos moradores. O pior que nesse tempo ainda não havia luz elétrica, já imaginou?

            Com tanta distância para tudo, o povo parava para descansar. E ponto principal de descanso era debaixo de uma bela árvore, com grande sombra. E esse ponto ficou conhecido por todos.

             O nome desta árvore era “Ubatan”, o povo sempre marcava o ponto de encontro, de descanso, de referência, debaixo da árvore. E por muito se repetir o nome “Ubatan”, foi encurtado o nome, no final já era pronunciado “Batan”. Assim teve origem o nome da nossa Comunidade.

            Hoje “Batan” é muito conhecido por todos, comércio farto, temos escola (a nível fundamental). Em maioria as casas são de alvenaria com água encanada possuindo rede de esgoto, mas ainda encontramos em nossa comunidade local sem a menor condição de ser habitado. Nossa unidade de saúde (CMS – Batan) é a única no local. Temos Pastoral da Criança, Instituições Religiosas, Polícia Pacificadora (UPP), Associação de Moradores, FUNLAR, FAETEC, Creche, ONG- Tatiane Lima (GAL) e etc.

            Uma das maiorias dificuldades que enfrentamos é grande demanda no atendimento em nossa Unidade. Antes da transformação de PACS para PSF, havia 01 enfermeira, 25 ACS e em média 8.000 pessoas contempladas. Hoje com a transformação em andamento temos 04 equipes, composta por 04 enfermeiras, 04 técnicos de enfermagem, 29 ACS, 04 AVS, 01 Gerente Técnico, 01 Digitadora, 01 Administrativa, 02 porteiros, 02 vigias e 02 Auxiliar de serviços gerais. A partir desta expansão estamos cobrindo 03 áreas novas, em média contemplamos mais ou menos 3.710 famílias e mais ou menos 10.316 pessoas, ressaltamos que estamos em fase de cadastros nas áreas que eram descobertas. Citamos com muita alegria que recebemos em 2007 o titulo de “Unidade Amiga da Amamentação”, adquirido com muita bravura por todos nós.  Somos a única unidade como PACS (quando recebemos o titulo éramos PACS), a receber este honroso titulo.

            Temos dificuldades... Mas estamos transformando todas em desafios a serem vencidos.

 















Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Brasil, S/N, Esquina com a Est. do Engenho - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3467-9893

Tecnologia do Blogger.